sábado, 2 de abril de 2011

Projeto de leitura.

Viajando com Mabel

Anos:
* 3º e 4º
Tempo estimado:
* 2 meses

Objetivos


Conhecer e apreciar obras literárias produzida por uma artista local;
Identificar os personagens principais e suas características;
Representar cenas ou personagens das histórias com sucatas;
Fazer descrições de personagens, pessoas ou objetos.


Material


Biografia de Mabel Velloso;
Livros: Barrinho – O menino de Barro; O trenzinho Azul; Bonequinhos de papel; Cavalinho de pau.
Matérias de sucata: cabo de vassoura, vasilhas de margarina, embalagens plásticas diversas.
Atividades xerocadas


Desenvolvimento


1ª etapa:
  • vApresentação das obras que serão trabalhadas
  • vIdentificação do nome do autor
  • vLevantamento dos conhecimentos prévios sobre a autora
  • vLeitura da biografia da autora (Mabel Velloso)

2ª etapa


  • Antes da leitura de cada obra, explorar ilustração e titulo levando os alunos a criarem hipóteses sobre o enredo da obra;
  • Após a leitura, identificar os elementos ou características da cidade que a autora retratou ou utilizou para compor sua historia


3ª etapa


  • Após a leitura de cada obra, propor atividades que levem o aluno a associar os personagens a suas características;
  • atribuir características não citadas no texto mais que o aluno pode perceber no personagem;
  • associar personagens à seus adjetivos.


4ª etapa



  • Ao final de cada leitura e da interpretação oral e escrita da mesma,cada aluno produzira uma ficha descrevendo os personagens da história.

5ª etapa
  • Confecção dos personagens utilizando sucatas , respeitando as características dos mesmos no texto.

6ª etapa



  • Dividir a turma em grupos para dramatizar a história que mais gostou, apresentando (numa data determinada) para a escola junto com as fichas e as produções com sucatas.

Avaliação


  • Participação durante toda a atividade
  • Produção da ficha